Galvão inaugura laboratório tecnológico Include, o primeiro em Santa Catarina

Galvão inaugura laboratório tecnológico Include, o primeiro em Santa Catarina

O Laboratório de Robótica Include foi inaugurado nesta sexta-feira (20), no Centro do município de Galvão. Essa ação pioneira no Estado de Santa Catarina foi viabilizada pela Administração Municipal, com organização do Instituto Campus Party (ICP) e apoio do Sebrae, Empire, MCI Building Community, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ensino de Robótica Educativa (TRON) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Entre as atividades práticas estão a ideação e prototipação de uma solução que responde a um problema do dia a dia da comunidade local. Os participantes aprendem também sobre desenhos em 3D com softwares livres, impressora 3D, projetos em 3D, programação em smartphones, desenvolvimento de aplicativos, iniciação ao GNU/Linux, design web, óculos de realidade virtual e drone. Para essa primeira etapa foram disponibilizadas 75 vagas, que estão preenchidas e há lista de espera de interessados.

O prefeito de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, enaltece que essa conquista é motivo de orgulho para o município, que tem 3.500 habitantes, e está preocupado com as tendências mundiais e busca ações para proporcionar uma cultura tecnológica. “Nossa expectativa é muito positiva, pois os adolescentes terão a oportunidade de se qualificarem profissionalmente em uma área que tem como tendência gerar empregos”, comenta. Sobre o público, o prefeito diz que buscou-se abranger a totalidade dos alunos do município. “Foram formadas três turmas de 25 alunos, selecionados pelo Include, e ainda existe alunos na fila de espera, caso exista desistência”. Dalla Cort afirma que também há possibilidade de se montar uma nova turma em 2020.

 

O Deputado Marcius Machado também estava presente. Para o deputado essa é uma atitude louvável e que deve ser aplicada em toda Santa Catarina. “É uma oportunidade de despertar curiosidade nos jovens e ainda qualificá-los profissionalmente, a área da tecnologia só vem crescendo, a tendência para a geração de empregos é grande”, falou o parlamentar.

 

 

A apresentação do conteúdo em sala de aula ocorre em quatro momentos, são eles: conceito, contextualização, correlação e prática.

O método de ensino utilizado é o TRON (tecnologia, robótica e natureza), que tem como base um ensino transversal, correlacionando a inserção tecnológica com outras áreas do conhecimento que prevê o uso da motivação, problematização, teoria e prática.

  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.