Avenida Paulista, n. 171, andar 4, sala 160. Bela Vista - SP
contato@institutocampusparty.org.br

Instituto Campus Party reafirma parceria com a UEA

Instituto Campus Party reafirma parceria com a UEA

Presidente do Instituto Campus Party visita UEA e reafirma parceria

O presidente do Instituto Campus Party (ICP), Francesco Farrugia, visitou nesta quarta-feira (4) a Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para fortalecer a parceria em ações do Instituto no Amazonas. Uma delas é o ‘Laboratório Include’ que proporciona a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o ensino de tecnologias digitais.

Desde o evento de lançamento da Campus Party Amazônia em 2019, o Instituto, a Transire e UEA se comprometeram na implantação de 10 Includes no Amazonas. A UEA pretende auxiliar com bolsa para estudantes da Universidade atuarem como monitores nos ‘Laboratório Include’. A proposta ainda passará pela aprovação no Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (Consuniv/UEA), que ocorrerá em abril.

“A parceria é fundamental porque foi a universidade que propôs a parceria com os laboratórios que mudam completamente uma vida de uma vila do interior ou de uma comunidade de bairro porque estimula a autoestima na garotada e reconstrói um sonho. Quando você exclui, mata o sonho. E quando você dá a oportunidade aos jovens ele tem uma energia imensa que está contida”, reforçou o presidente do ICP.

O primeiro ‘Laboratório Include’, já definido pelo Instituto Campus Party (ICP), Transire e UEA será na Fundação Fé e Alegria, aqui em Manaus, e será lançado na Campus Party Transire Amazônia, que ocorrerá no período de 18 a 22 de março na Arena da Amazônia.

A proposta do Instituto Campus Party (ICP) é oportunizar dez ‘Laboratórios Include’ no Amazonas para proporcionar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social o envolvimento com tecnologias digitais, como o manuseio de impressoras 3D, construção de robôs e uso de equipamentos de realidade virtual. Os espaços terão apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Grupo Transire, maior fabricante de terminais de pagamento do Brasil.

 

 

 

Participaram da reunião pró-reitora de Planejamento (Proplan), Maria Olívia Simão, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Maria Paula Mourão e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), André Tannus.

 

 

Laboratório Include

O Include é um programa do Instituto Campus Party que constrói laboratórios de robótica comunitários através de parcerias. O objetivo é oferecer capacitações por meio da inclusão tecnológica para crianças e jovens estudantes de escolas públicas, moradores de áreas afastadas dos grandes centros ou áreas de vulnerabilidade social. As aulas oferecidas são de eletrônica, mecânica, programação, sensores, robótica, drones, impressora 3D, óculos de realidade virtual, entre outras. Dessa forma, os jovens são estimulados a desenvolverem soluções criativas para os problemas das comunidades em que vivem.

Campus Party Transire Amazônia

A Campus Party Transire Amazônia será realizada no período de 18 a 22 de março na Arena da Amazônia. O evento ofertará um ambiente de tecnologia e inovação com programação de camping, workshops, palestras, área open e outras atividades de interação para todas as idades. Nesta edição, o tema será “Meios de Pagamento”.

Fonte retirada de: UEA Noticias
Fotos: Guilherme Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading