Unidade do Projeto Include em Natal terá participação da UFRN

Unidade do Projeto Include em Natal terá participação da UFRN

Unidade Natal do projeto Include foi inaugurada no sábado – Foto: Wallacy Medeiros

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Campus Party inauguraram na manhã do último sábado, 17, no Sesc de Potilândia, a primeira unidade em Natal integrante do projeto Include. A iniciativa consiste na instalação de laboratórios tecnológicos voltados para o público jovem, com uma estrutura que proporcionará acesso às novas tecnologias, e aulas com temas como domótica (casas inteligentes), robótica aplicada a mobilidade, sensores, drones, realidade virtual, modelagem e impressão 3D.

Com apoio do Serviço Social do Comércio (SESC-RN) e da Prefeitura Municipal de Natal, a ação social é voltada à inclusão tecnológica de estudantes de famílias de baixa renda. Durante a cerimônia de inauguração do laboratório, que contou com a participação do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, afirmou que “toda e qualquer ação que beneficie a população de Natal contará com o apoio da UFRN na medida em que pudermos. Enxergamos em iniciativas como a do Include o estímulo à inovação, que tanto queremos disseminar no âmbito da UFRN”. A celebração dos acordos para a viabilização da nova estrutura aconteceu ainda em 2018, durante a primeira edição da Campus Party em Natal.

Nas unidades Include, os estudantes atuam dentro de um ambiente de inovação, criatividade, conhecimento e empreendedorismo, com material didático exclusivo. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, colocou que a participação da Universidade vai além de dar os apoios educacional e pedagógico tradicionais. “A UFRN tem uma participação fundamental dentro do Projeto Include. Com a parceira do Instituto Metrópole, através do Projeto Talento, conseguiremos não só identificar os gênios que estão escondidos nas comunidades carentes e isoladas de todo o Brasil, mas também dar o encaminhamento adequado a eles”, explicou.

Um dos embaixadores do projeto no país, o professor da UFRN, Júlio César Paulino de Melo, coordena o projeto de extensão diretamente envolvido na ação, o Laboratório de inclusão tecnológica – Include. Ele explicou que a UFRN entra como o personagem que sustenta o processo pedagógico e todas as oficinas que serão realizadas no laboratório, o qual tem a perspectiva de beneficiar mais de 100 jovens inicialmente. O processo de inscrição foi on-line e será repetido a cada semestre, para abertura de novas turmas.

“A inclusão de tecnologia em práticas docentes das instituições de ensino é algo que será impositivo em um futuro muito próximo, seja pelo lado das instituições ou dos alunos que atendem aos cursos. Dessa forma, os alunos da graduação participantes como bolsistas do projeto estarão em contato com experiências de ensino inovadoras, cujos frutos serão muito valiosos para a educação no futuro, não só da UFRN, como do estado, do país e do mundo”, pontuou Júlio Melo.

 

Fonte retirada de: https://ufrn.br/imprensa/noticias/27729/unidade-do-projeto-include-em-natal-tera-participacao-da-ufrn

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.